vrijdag 15 februari 2019

Braziliaanse stijldirectrice van Vogue neemt ontslag na controversiële foto’s

Donata Meirelles zat op haar verjaardagsfeestje omringd door zwarte modellen in vermeend koloniale kledij



De Braziliaanse stijldirectrice van Vogue, Donata Meirelles, heeft ontslag genomen nadat controversiële foto’s van haar verjaardagsfeestje veel kritiek kregen. Ze zat, als blanke vrouw, op een speciale stoel en liet zich omringen door zwarte modellen in koloniale kledij.

Critici vergeleken de kleren die de zwarte modellen droegen met de witte uniformen die zwarte huisslaven moesten dragen van de blanken. De stoel werd vergeleken met een cadeira de sinhá, een speciale stoel voor slavenmeesters.


Een bekende Braziliaanse zangeres, Elza Soares, schreef op Instagram: ‘Denk aan hoeveel je mensen pijn kan doen wanneer je een thema kiest om je verjaardagsfeestje op te leuken’.




Gentem, sou negra e celebro com orgulho a minha raça desde quando não era “elegante” ser negro nesse país. Quando preto não usava o elevador dos “patrões”. Quando pretos motorneiros dos bondes eram substituídos por brancos em festividades com a presença de autoridades de pele branca. Da época em que jogadores de um clube carioca passavam pô de arroz no rosto para entrarem em campo, já que não “pegava bem” ter a pele escura. Desde que os garçons de um famoso hotel carioca não atendiam pretos no restaurante. Éramos invisíveis. Celebro minha raça desde o tempo em que gravadoras não davam coquetel de lançamento para os “discos dos pretos”. Celebro minha origem ancestral desde que “música de preto” era definição de estilo musical. Grito pelo meu povo desde a época em que se um homem famoso se separasse de sua mulher para ficar com uma negra, essa ganhava o “título” de vagabunda, mas não acontecia se próxima tivesse a pele “clara”. Sou bisneta de escrava, neta de escrava forra e minha mãe conhecia na fonte as histórias sobre o flagelo do povo negro. Protesto pelos direitos da minha raça desde que preta não entrava na sala das sinhás. Gentem, essas feridas todas eu carreguei na alma e trago as cicatrizes. A maioria do povo negro brasileiro. Feridas que não se curaram e são cutucadas para mantê-las abertas demonstrando que “lugar de preto é nessa Senzala moderna”, disfarçada, à espreita, como se vigiasse nosso povo. Povo que descende em sua maioria dos negros que colonizaram e construíram o nosso país. Hoje li sobre mais uma “cutucada” na ferida aberta do Brasil Colônia. Não faço juízo de valor sobre quem errou ou se teve intenção de errar. Faço um alerta! Quer ser elegante? Pense no quanto pode machucar o próximo, sua memória, os flagelos do seu povo, ao escolher um tema para “enfeitar” um momento feliz da vida. Felicidade às custas do constrangimento do próximo, seja ele de qual raça for, não é felicidade, é dor. O limite é tênue. Elegância é ponderar, por mais inocente que sua ação pareça. A carne mais barata do mercado FOI a carne negra e agora NÃO é mais. Gritaremos isso pra quem não compreendeu ainda. Escravizar, nem de brincadeira. Seguimos em luta ✊🏾
Een bericht gedeeld door Elza Soares (@elzasoaresoficial) op


Een andere Instagram'er vergeleek een foto van Meirelles met een oude foto van een vrouw van de Costa Carbalho familie uit 1860.




“(...)Já as escravas de casas ricas eram adornadas por seus próprios senhores. Quando saíam para as ruas acompanhando suas senhoras ou crianças, eram exibidas em trajes finos e carregadas de joias.A própria escrava era um objeto de ostentação do dono, um objeto de luxo a ser mostrado publicamente”. Trecho do livro Jóias de Crioula de Laura Cunha e Thomas Milz. A primeira foto foi tirada em 1860. De acordo com @edercansino a foto que faz parte do acervo do @imoreirasalles, intitulada “senhora da família Costa Carvalho na liteira com dois escravos” foi feita na Bahia por fotógrafo desconhecido. A segunda imagem é de 2019 mesmo. #sóeuacheiestranho #Bahiaterradafelicidade #ritadeixederecalque #passeodedinhoprolado #osprincípiosacimadaspersonalidades #qualquersemelhança #nãoémeracoincidência
Een bericht gedeeld door ritabatista (@ritabatista) op

De dag na het feest reageerde Meirelles (50) dat de stoel een artefact was van de Afro-Braziliaanse godsdienst candomblé, en de outfits waren traditionele feestkledij van de regio Bahia. ‘Maar, als ik de verkeerde indruk heb gewekt, wil ik me verontschuldigen’, aldus Meirelles.




Aos 50 anos, a hora é de ação. Ouvi muito, preciso ouvir ainda mais. Quero agir em conjunto com as mulheres que têm a me ensinar e com quem mais estiver disposto a ser elo em uma transformação que se faz necessária. Meu compromisso é me colocar em (re)construção! Em ação! #Repost @voguebrasil ・・・ Em relação às manifestações referentes à festa de 50 anos de Donata Meirelles, a Vogue Brasil lamenta profundamente o ocorrido e espera que o debate gerado sirva de aprendizado. Nós acreditamos em ações afirmativas e propositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas. Em busca da evolução constante que sempre nos pautou, aproveitamos a reflexão gerada para ampliar as vozes dentro da equipe e criar, em caráter permanente, um fórum formado por ativistas e estudiosos que ajudarão a definir conteúdos e imagens que combatam essas desigualdades.
Een bericht gedeeld door donatameirelles (@donatameirelles) op


Woensdag 13 februari 2019 kondigde ze dan toch haar ontslag aan bij Vogue. Het magazine kwam met een statement op Instagram: ‘Vogue Brazilië betreurt ten diepste wat er is gebeurd en hoopt dat de controverse als een leermoment kan worden opgevat.’ I

n Brazilië is meer dan de helft van de 200 miljoen mensen zwart, maar de eerste zwarte vrouw op de cover van het magazine verscheen er pas in 2011, 36 jaar na de lancering.



(Suriname Mirror/The New York Times/Belga/Instagram/Twitter/YouTube)

Geen opmerkingen:

Een reactie posten